Olá pessoal, tudo bem? Vamos a mais um post?

Hoje, nós vamos falar sobre algo muito importante que é a honra que devemos dar aos nossos pais.

Sabe quando você pediu a seus pais para que deixassem você ir aquela festa e eles não deixaram? Ou então quando você queria fazer aquela viagem com seus amigos e eles impediram que você fosse? É, provavelmente você ficou muito chateado(a), falando que eles não o entendiam, etc e tal. Mas será que você tem noção de quantas vezes você foi livre de certas situações apenas porque seus pais lhe disseram NÃO?

É, eu também não tenho noção... Mas através do princípio da honra já evitei situações que seriam ruins para mim, ainda que não estivesse tão claro. A verdade é que quando nossos pais nos dizem não em alguma coisa é apenas para a nossa proteção, pois eles conseguem ver coisas que nós não conseguimos ver claramente.

Em Deuteronômio 5:16 diz o seguinte: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”.

Note, que esse é o primeiro mandamento com promessa, e não obedecê-lo traz conseqüências negativas para nós.

Infelizmente, muitos filhos se rebelam contra seus pais(muitas vezes sem motivo) e começam a desonrá-los de várias formas, tanto em palavras como em atitudes, e em muitos casos quando a situação em casa fica insuportável, esses filhos saem de casa em rebeldia.

Já outros, pensam que enquanto estiverem na casa de seus pais devem respeitá-los apenas por esse motivo mas que quando forem independentes pouco considerarão as opiniões de seus genitores. Entretanto, em Provérbios 1:8-9 diz o seguinte: “ Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares para o teu pescoço”. Aliás, no livro de Provérbios há várias instruções no que se refere a ouvir o conselho dos pais.

Então, não importa se você tem 15 ou 30 anos, se você é independente ou não, seus pais continuarão sendo seus pais e merecem essa honra, acredite cumprir esse mandamento nos torna mais sábios!

Mas talvez você esteja pensando: “Ah, você não sabe da minha situação familiar! Meus pais me abandonaram e eu moro com outros familiares”. Mesmo que você viva sobre essa condição, aplique esse princípio para com aqueles que te criaram, sejam eles tios, avós, etc.

Já acompanhei algumas situações em que filhos desonraram seus pais, desobedecendo-os e essa atitude trouxe consequências negativas para ambos, e em um desses casos até morte!

No primeiro caso, uma mulher começou um relacionamento escondido e quando os pais descobriram não concordaram, embora respeitassem. Porém, esse relacionamento é marcado por brigas, desrespeito, traições, em jugo desigual, completamente fora do propósito divino. Já no segundo caso, um rapaz se envolveu com uma garota que tinha envolvimento com uma pessoa perigosa, ele havia recebido uma ameaça dessa pessoa mas ele não acreditou, seus pais e pessoas próximas haviam alertado para que ele se afastasse dela porém ele não se afastou. O resultado é que a pessoa cumpriu a promessa e o matou. Foi muito triste ver o sofrimento de seus pais, e o pior é saber que poderia ser diferente se ele tivesse ouvido o conselho daqueles que só queriam o seu bem.

Enfim pessoal é isso! O post ficou grandinho mas eu realmente tinha muita coisa pra falar! Beijos!


18 Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Sarah! Fico muito feliz com suas palavras!

      Excluir
  2. Olá, amei seu texto. Também sou cristã e achei legal do seu blog focar bastante nesse assunto!
    Eu sempre tento honrar ao máximo os meus pais e aos outros também né?
    Beijoos e já estou seguindo aqui flor

    Espero que siga lá, talvez você goste:
    www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, arrasou! Concordo com tudo que você disse!!

    meumundo-corderosaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. De grande importância. Sigo esse principio na minha vida como um valor meu.
    E tem valido a pena, Deus sempre abençoa
    tudo lindo aqui!
    asoonhadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Karine, muito obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Bem legal o seu post. Hoje em dia tem muita gente que esquece que deve obedecer aos pais. é sempre bom um diálogo para se encontrar uma solução e não ficar se fazendo de rebelde. Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Adriana! A conversa é sempre o melhor caminho, volte sempre aqui!

      Excluir
  7. Que texto abençoado ! Deus te abençoe linda !
    Amei seu blog, beijos !

    www.modernaamodaantiga.com.br

    ResponderExcluir
  8. Uau!!! Que texto tooop! Amo aprender sobre honra, sério. Tem um livro do John Bevere que fala sobre isso. Sou apaixonada! Que Deus continue te abençoando!

    Beijão!

    www.fernandabenedito.com

    ResponderExcluir
  9. Que post incrível! Isso é muito verdade, muitos jovens hoje em dia pensam que desobedecer pi e mãe não é pecado e que não tem problema, mas tem um peso de morte. Se obedecer pai e mãe faz nossos dias serem prolongados, desobedecer encurta esses dias, não acha?

    Parabéns!
    Vinicius Castro

    ResponderExcluir